Caminhada Cultural Dentro da Aldeia
Das 09:30 até 10:30
O roteiro destaca algumas vertentes do património local:
» Património Construído e Escultórico:
- Um olhar atento sobre a identidade local e a sua história, através das tradicionais fachadas com platibandas e chaminés algarvias, aprendendo a valorizar o património arquitetónica presente na aldeia.
» Gastronomia e Tradição:
- Ponto de Destaque - Uma passagem pela emblemática Rua das Doceiras, com uma visita ao quintal que acolhe a escultura do artista Deodato, uma homenagem às doceiras de Barão. A paragem inclui uma prova de doces regionais para promover os sabores locais.
- Uma caminhada ideal para descobrir, observar, aprender e valorizar a gastronomia, as memórias e o património cultural pouco conhecido deste território.
Como chegar
Desde o Centro Cultural (550m): A pé, saindo da sede do evento (Centro Cultural), descer (para sul) pela Estrada da Mata Nacional uns 300m, virar à esquerda para a Rua Armando Jacques Favre Castelo Branco, passando pelo Mercado Municipal, indo até ao final da rua (150m), chegando à Rua Capitão Francisco da Silva Rijo. Virar à direita e caminhar 100m. O edifício é branco e amarelo e situa-se mesmo em frente à paragem de autocarros situada perto da igreja.
Desde Lagos: Chegando à cidade de Lagos, na rotunda do Estádio Municipal, seguir no sentido de Bensafrim. À saída das Portelas, tomar a EM 531 à esquerda, no sentido de Barão de São João, passando pelo sítio do Monte Judeu. Seguir sempre em frente, em direção a Barão de S. João. Chegando a Barão de São João, manter-se na estrada à direita (direção Bensafrim), contornando a Igreja. Poderá estacionar à saída da aldeia, num estacionamento de terra que fica do lado direito, por detrás da igreja e do cemitério, e fazer o restante percurso a pé. O edifício é branco e amarelo e situa-se mesmo em frente à paragem de autocarros situada perto da igreja.
Datas de realização desta atividade
| Atividade | Datas | Ponto de Encontro | Temática | |
|---|---|---|---|---|
Passeio TemáticoCaminhada Cultural Dentro da Aldeia |
06 de Novembro 2026 às 09:30 |
Edifício "A Paragem" |
História Local |
|
Passeio TemáticoCaminhada Cultural Dentro da Aldeia |
08 de Novembro 2026 às 09:30 |
Edifício "A Paragem" |
História Local |
Parceiro